quinta-feira, janeiro 26, 2012

Era uma vez um paneleiro...

Desde dezembro passado, estou tocando um projeto de interiores em um condomínio horizontal, aqui em Belém. E, para quem ainda não sabe, sim, além de artista plástica, também sou designer de interiores. A mulher trabalha, ó! Mas, confesso que quando consigo fazer algo como o que vou mostrar agora, tudo passa, tudo mesmo: o cansaço, as noites em claro trabalhando, tudo... Mas, continuando... A cliente queria dar uma repaginada total na sua varanda. Já cansada da vida monótona que a varanda dela levava decidiu: ano novo? Então, varanda nova! Quero alegria! Muita cor! E fiquei muito feliz, pois de quem ela lembrou na hora de fazer o projeto? Oui, de moi!

Bom, como a base dos meus projetos é, além das cores, o custo acessível (pois acredito indiscutivelmente que uma casa pode ser linda, sim, sem você gastar tudo o que tem no bolso), o primeiro passo foi o que chamo de “caça aos tesouros”: buscar peças já desacreditadas pela cliente, que depois de repaginadas podem perfeitamente permanecer na família por mais alguns bons anos. E entre os vários achados que encontrei por lá estava um paneleiro. Aqueles típicos de Minas Gerais, sabe? E hoje o post é justamente sobre ele.
***
O paneleiro estava guardado no depósito da casa, pois com o tempo ficou enferrujado. Tadinho!  Mas pensei na hora que o vi: como uma peça tão cheia de história como essa, pode não ter o destaque merecido?  E foi assim que o trabalho começou...
Olha como ele estava:

Olhando, parece até que ele não tinha mais salvação, né? Na-na-ni-na-não... Pois é aí que “euzinha” entro em ação!
Agora, uma das partes mais bacanas do meu trabalho: a repaginação, ou customização ou restauração ou o que mais você preferir chamar.

Após limpar o paneleiro, foi hora de lixar. A parte chata do processo, mas necessária, já que ele estava com ferrugem em várias partes.


Limpei-o novamente e apliquei duas demãos de zarcão (um fundo anticorrosivo), respeitando o intervalo de uma hora entre as demãos. Isso é bom para trabalhar a ansiedade...

E olha ele, já começa a ganhar forma. Repare que preservei a pintura já existente das galinhas. Por quê? Já te mostro! ;)

A melhor parte do projeto: as cores! Bom, com base no que foi definido no projeto, escolhi pintá-lo de amarelo(tinta esmalte). Dentro, para realçar as galinhas e as flores, pintei o fundo de branco.

E, depois de três dias trabalhando arduamente no paneleiro, eu pude, finalmente, abrir aquele sorriso. E olha como ele ficou, já na sua varanda nova.

Não ficou bacana? Elogio mesmo, afinal, a cria é minha, oras! :)

Pois não é que ele já ganhou companhia? Olha que graça o macaquinho.
Bom, e foi assim que a varanda começou a ganhar cor, vida, alegria...

Aguarde! Logo, logo, cenas dos próximos capítulos...
Mari. 



22 comentários :

  1. Oi Mari, Que delicia esse post, gostei de sconhecer um pouco do seu trabalho e ver suas realizações. Amei o paneleiro restaurado e pelo andar da carruagem ainda tem muita coisa bonita para ser vista. Vou acompanhar. bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu que maravilha de repaginada! E esse macaquinho ai hein, vc é demais de criativa, bjs

    ResponderExcluir
  3. Má queridaaaaaaaaaaaaaaaa, ficou lindo de viver!!!
    Ganhei mais uma musa da reciclagem pra me inspirar todos os dias!
    Você é demais, admiro cada centímetro de seu trabalho!
    Bjosssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. adorei sua casa!! inspiração total!! bjok

    ResponderExcluir
  5. Ficou mto lindo!!! Eu amo essas galinhas...

    ResponderExcluir
  6. Mari, ficou lindo! Arrasou!
    Queria uma design de interiores dessa aqui em casa também, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo, tão colorido. Adoro essa mistura de cores fortes, dá vida a qualquer objeto... Bjusss

    ResponderExcluir
  8. FICOU MUITO LINDO PARABÉNS,BJSSS

    ResponderExcluir
  9. Bacana, Parabéns.. :)
    também estou precisando de uma artista plástica para repaginar minha casa... :)
    bjus meu e da Rosinha.

    ResponderExcluir
  10. Ameeiii teu blog. Sou de Recife,mas morei mtos anos em Olinda,próxima do sitio histórico...há 7 anos joguei tudo p/ o alto e fui viver no mato...só lucrei,a vidinha simples e tranquila q tenho "n tem preço!" O paneleiro ficou um charme...parabéns! Xero grande

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,
    Que repaginada! Adorei! Ele ficou outro, como novo.Parabéns!Vou aguardar os próximos capítulos,hehehe!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Super cute seu paneleiro! Dá uma vontade pegar nas tintas,rsrs...
    Parabéns pelo lindo trabalho...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  13. ficou alegre lindo fofo e adoravel...adoro amarelo...

    ResponderExcluir
  14. Muito linda Marilza. Adoro galinhas na minha cozinha, e essa ficou linda mesmo, com cara de fazendinha. Adorei!

    ResponderExcluir
  15. Vero, tinha razão em indicar esse cantinho colorido.
    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  16. Nossa amei seu tabalho tbém elegi vc como mais uma das minhas musas inspiradora, gostaria se fosse possivel q postasse pap do just married, amei. SE postar farei e mandarei foto a vc de como ficou. Parabéns.bjo

    ResponderExcluir
  17. parabens , de muito bom gosto amei seu trabalho . imagina que quadros lindos ,maravilhosos, e o paneleiro ...ficou repaginado e criativo nem parece o mesmo ..meus parabens ..vou te seguir . sou do rio grande do sul ..da cidade de Rio Grand, ebm no finzinho do mapa mas ando por aqui nesta blogosfera . e sempre acho estas coisas lindas. valeu ....IvoneDelgado

    ResponderExcluir
  18. amei seu cantinho .e os quadors que maravilhosos, realmente são lindissmos . amei também o paneleiro ficou repaginado e muito criativo . adorei ...Sou do Rio Grande do Sul , cidade de Rio Grande , bem no fin \zinho do mapa ,amo andar pelos blog da vida aprendo tanto e me encanto cada vez mais ...já sou tua seguidora ..bjos ..parabens

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente demais, Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  20. Gente obrigada pelo carinho! =)

    ResponderExcluir
  21. Marilza, ficou divino seu trabalho. Muito feliz mesmo.
    Abraço de sua mais nova fã

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)