segunda-feira, janeiro 16, 2012

Sobre o comércio popular: achados

Tem gente que não gosta. Tem gente que gosta, mas não assume. E tem gente como eu: que gosta, que assume, que freqüenta... Estou falando do comércio popular, o famoso centrão da cidade. Ô maravilha! O paraíso BB(A)B - bom, bonito (às vezes) e barato. Comprar no comércio popular, em certos momentos pode ser complicado. Coisa de doido mesmo, tipo... tarja preta. Vai lá em períodos como: dia das mães, dia das crianças... E Natal, então? Tudo por lá fica uma loucura. Um verdadeiro “samba de crioulo doido”.  Ninguém se entende. Ninguém te atende... Mas independente disso, gosto de zanzar por lá. Costumo fazer isso sempre que dá (= tempo livre + dindim sobrando $$$!). E sempre que isso é possível, descubro algo diferente, seja uma lojinha de trecos nova ou um objeto legal, largado no fundo de uma prateleira empoeirada de uma loja qualquer.
De todos por onde eu passei, o meu preferido é o de Sampa. Ah, como ele é cheio de coisas bacanas... A muvuca é grande, vamos combinar? Proporcional ao tamanho da cidade. Mas para mim, ele é demais! E sou louca para conhecer o do Rio. Quem sabe esse ano? Afinal, ele está só começando. Opa! Acrescentar isso na minha lista de metas...
Entre os vários motivos que me faz freqüentar esse tipo de lugar, considero a variedade (de cores, de produtos, de tamanho, de lojas, de gente...), o principal deles. Outro ponto positivo são os preços. São sempre tão convidativos... Compatível ao que vendem, é verdade. Não queira achar porcelana legítima por “1,99” que não vai rolar, meu bem!
Bom, o comércio popular aqui de Belém é razoável (comparado ao de Sampa). Mas se você tiver o “olho bom”, e fizer um esforço para conseguir ver além da bagunça e do corre-corre do lugar, você se dá bem. E com sorte, você traz para casa algumas coisas bem legais. Um dia desses, foi exatamente isso que me aconteceu. Não tem muito tempo, passeando por lá (o maridão ri, dizendo que, só eu, chamo uma ida ao comércio de passeio, pode?), encontrei verdadeiros mimos, que de tão lindos (e baratos), resolvi trazê-los pra casa. Quer ver? Te mostro!

E lá estava ela... Largada, tadinha! Sem dono. No meio de um monte de coisa feia e brega de uma loja made China. Quando eu vi essas bolinhas azuis... Ui! Agora meu café da manhã está mais colorido. Valor pago: 1,00 real. Do jeitinho que eu gosto.


E o que combina com a minha caneca de bolinhas azuis? Uma latinha vermelha com bolinhas brancas, oras! Oi? Tá bom, eu confesso... Estava precisando? Não! Estava querendo? Sim! Então, comprei! Agora ela serve de porta “qualquer coisa” na minha bancada do atelier. Valor pago: 2,50.



Resultado do passeio: valor total pago nas compras? 3,50. Valor da minha felicidade? Não tem preço!
E para quem tem vontade de ir ao comércio popular, mas não tem coragem, fica a dica: vai! No pior dos casos, você se diverte.

Mari.

6 comentários :

  1. Adorei suas aquisições, eu costumo dizer que comprar coisas lindas e úeis por um preço baixo não é gasto é investimento...e assim como você eu amo passear por comércios populares, nas primeiras vezes entrava meio como por engano, olhando para os lados para ver se ninguem conhecido estava por perto, hoje entro na cara dura e me sinto garimpando preciosidades em lojas de antiguidades.....kkk
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! E que bom que você perdeu o medo do comércio popular. Se achar bons achados me avisa. Quem sabe não posto no blog?
      Um beijo!

      Excluir
  2. Anônimo18/1/12

    eras mari, já muitas dessas latinhas fofas, mas custam $4,50. me diz onde é seu fornecedor.. haahahaahaha
    lindo demais, tudo seu! bjs, luiza tabosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha.. Digo, não!
      Brincadeira.. Foi numa lojinha, lojinha mesmo, na 13. Perto da Bijoux Arte.
      Bj

      Excluir
  3. Christina Drigo14/5/12

    Ola Mari, conheci seu blog atraves do Alem da Rua Atelie, da Vero, que eu amo de paixao, que alias tambem apaixonei pelo seu rsrrsr.
    Moro em Curitiba, e eu e meu maridao adoramos o comercio popular de Curitiba, quando temos tempos e dindim sobrando vamos nesse comercio maravilhoso, e ainda aproveitamos para passear na Rua XV de Novembro onde tem uma feirinha aos sabados que eh impar.... Parabens pelo seu blog, ja esta nos meus favoritos......... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina, querida! Obrigada pelo carinho. Eu amo o comércio popular. É demais, não?
      Volta sempre que puder para a gente papear.
      Beijo e uma semana linda para você.

      Excluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)