sábado, abril 21, 2012

Baús customizados: organização para viver bem!

Para mim uma casa bonita precisa ser organizada. E quando falo organizada, não estou falando de casa impecável, sem um único item fora do lugar. Mesmo porque isso é impossível quando se fala de casa real, como a minha e a sua. Toda casa que se prese, sempre tem uma caneca na pia esperando a hora de ser lavada, tem sempre uma almofada fora do lugar sobre o sofá e uma cama por fazer, porque o dono dela acordou sem vontade alguma de arrumar. Não é? Na verdade, a organização que me referia é aquela que deixa a vida da gente mais leve, que deixa o nosso dia-a-dia mais fácil de ser conduzido, sabe? Nós, como bons seres humanos que somos, temos uma facilidade de arrumar tranqueira, de acumular coisas... E sempre é mais coisa do que a nossa casa pode suportar. Nos dias de hoje então, onde o conceito de viver está atrelado a pouco espaço e orçamento enxuto, deixar as coisas em ordem requer muito jogo de cintura e CRI-A-TI-VI-DA-DE! E antes que você fale que não leva jeito para fazer trabalhos manuais, eu falo logo: não estou dizendo que você precisa bolar uma ideia única e fantástica de organizar sua casa. É mais simples: vai na net! Fuça por lá. O que tem de gente publicando dicas de organização de casa, você não acredita. E pode anotar, sempre tem uma ideia que pode ser fácil, fácil adaptada ao seu espaço e as suas necessidades.
Aqui em casa mesmo, vira e mexe me pego atolada de papeis e outros objetos que me deixam louca! E sempre entro em pânico momentâneo achando que não tenho mais espaço para guardar tudo. Pode uma coisa dessas? Pois pode! Às vezes é fácil, uma simples limpeza na gaveta do armário e pronto, espaço criado e mais uma bagunça domada. Mas às vezes, é preciso ir além! E uma forma prática, bem útil, e que deu super certo por aqui, foi o uso de baús.  
O bom de usar baú para organizar coisas é que você pode colocá-lo em qualquer lugar: no quarto, na varanda, na sala, na cozinha, no banheiro... E por menor que ele seja, às vezes, parece um poço sem fim. Cabe tanta coisa que me assusto!
Aqui em casa tenho um em MDF, que chegou por aqui cru-cru. Compro assim, pois gosto de personalizar minhas peças, você sabe.  E hoje não vejo mais a minha vida sem ele...  Além de ele organizar uma papelada sem fim que eu não posso abrir mão, ele serve também de mesa lateral ao lado do meu sofá.  E ele ainda faz hora extra, pois quando o meu refúgio colorido está super lotado, ele serve de banco extra. Diz se não é uma maravilha?  Olha ele aí:

Para customizar esse baú, eu usei tecidos variados na parte externa e na interna tinta acrílica rosa, para combinar com a estampa escolhida.
Fazendo bonito na sala!

Mas como a tralha por aqui não parou só nos papéis, eu tive que espalhar mais alguns baús pela casa... E na compra dessa segunda leva, eu escolhi modelos mais rústicos, de palha, que eu adoro. Esses eu também comprei crus. Comprar assim tem suas vantagens. Sai mais barato, sabia? Mas pra quem não gosta de meter a mão na massa, é melhor pagar um pouco mais e já levar ele pintado pra casa.  Dos 3 baús de palinhas que eu comprei, um coloquei embaixo do aparador da sala de jantar, e hoje guarda meus álbuns de fotografias (sim, sou uma mulher a moda antiga!).

Para customizar esse baú, eu recorri a minha amada tinta spray branca. Duas demãos foram necessárias. Depois, eu apliquei tecido apenas nas bordas com cola branca. Como quis criar um ar provençal, escolhi um tecido que combinasse com branco.

Bom, os outros dois foram parar no meu ateliê, e organizam os meus tecidos, feltros e afins que eu uso quando preciso produzir alguma peça.

Nesses eu penas apliquei verniz em spray, duas demãos também. Depois apliquei tecido nas bordas. 

Fica tudo organizado! =)

Viram? Como não precisou de muito para deixar meu canto organizado?
E você, tem alguma dica de organização infalível pra me contar?

Mari.

52 comentários :

  1. Má tô uns dias fora do blog, estou me aprimorando em um curso oferecido pela ONu aqui no Brasil, para depois ser palestrante sobre Direitos Humanos da Mulher, estou ocupadissima, mas não pdoeria deixar de passar por aqui pra ver essas cores maravilhoooosas e esse seu bom gosto, bjs e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que senti sua falta. Estava sumida... Que notícia boa! Fiquei emocionada. Deve ser uma honra, Beth, desenvolver um trabalho assim. Boa sorte na sua nova escolha, e me mantenha informada, viu? E não se preocupe, quando estiver sumida, já sei, é porque está defendendo nossos direitos em algum lugar... =)

      Excluir
  2. Ficou lindo Flor!!!!!
    Lindo mesmo!!!!
    Acabei de mostrar pra minha mãe, e ela também adorou.

    Um beijo grande e um maravilhoso Domingo
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa!
      Obrigada pelo carinho. E manda beijo para sua mamis!
      Um domingo muito lindo para você e sua mãe também!

      Excluir
  3. má, como sempre ótimas idéias e mãozinhas coloridas brilhantes!!! adorei seu baú...e coincidiu com a transformação de uma caixa em baú-bancão..logo logo ta no blog...O seu tá verylindo!!!
    bjussssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãozinhas coloridas, sempre! Viver sem cor, pra mim, é suicídio! Kkkkkk... Oba! Quero ver a transformação! Beijo, beijo!

      Excluir
  4. Mari amadaaaaaaaaaaaaaaa, vivi com seus baús e com pedacinhos fenomenais de sua casinha!!! Quantas coisas lindas!!!!!!!!!!!
    Menina do céu, assim você me mata!!!rsrsrsrrsrs
    Sou apaixonada por todas as suas criações!
    PS - tu vai me ensinar a pintar com spray? rsrsrsrs. Te juro que não seiiii.
    Mari, parabéns, este post me fez ganhar o dia!
    Bjosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ve querida! Você e seus comentário que deixam sempre o meu dia melhor!
      E é claro que vou te ensinar a pintar com tinta spray. Mas, como assim? Nunca tentou? Vais amar!!!!!
      Beijo grande!

      Excluir
  5. Marilza, parabéns pelo seu trabalho, são muito lindos..
    Quero muito um dia aprender a customizar com tecidos..
    Acho maravilhoso o resultado! e vc executa com louvor!!!
    Parabéns msm.. adorei seu trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pela palavras carinhosas sobre o meu trabalho.
      E no dia que você resolver aprender a customizar com tecido vais ver, é fácil e você pode fazer tanta coisa...
      Super beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. que lindo!
    tb adoro um baú,
    e ainda assim colorido fica demais!
    bjs Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edna!
      Também gosto assim, tudo COLORIDO! A vida já dura demais pra ser em preto e branco, né? Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. amei tudo muito lindu....

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo muito bonito e de um grande bom gosto.

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo!!!Muito lindo, muito bom gosto!!!Parabéns!!Bjss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, menina! E obrigada pela visita, viu?
      Beijão!

      Excluir
  10. Marilza, te conheci através da Vero(pessoinha nota 1000) rsrs.
    Parabens, as estampas ficaram lindas.
    Um domingo abençoado pra vc.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!!
      A Ve é muito linda mesmo! Foi uma das coisas boas que o blog me deu!
      Obrigada pela sua visita e pelo seu carinho.
      Volta sempre que amo uma casa cheia!
      Beijo.

      Excluir
  11. Menina, que alegres as tuas coisinhas, muita cor, amei... Passe no meu blog e no meu face, para ver as coisas que faço aqui no sul em Curitiba, na terra do frio - tenho de tudo um pouco tbém. (ateliertalmaetalfilhas.blogspot.com)
    Bjs, Lise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, meninas!
      E pode deixar que vou passar, sim!
      Beijo grande! =)

      Excluir
  12. Marilza, adorei tudo como sempre!!! =)))
    Vi uns baus na decoplast la no comércio, mas eles estavam descolando, entao fiquei com medo de comprar....
    Mas qdo comprar um te mostro como ficou!!! ;)
    Bjsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou curiosa! Tenho certeza que ficará lindo! Beijão e um ótimo resto de domingo.
      Beijão!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. tudo tão lindo e colorido!!

    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju!
      Cores para mim são tudo!
      Beijão!

      Excluir
  15. Marilza!! Que capricho heim!! Amei seus baús e seu blog!!
    Já estou te seguindo!! Beijão!! ótima semaninha pra você!! Jackke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jackke pela visita.
      E volta sempre para gente papear!
      Vou te esperar.
      Beijão e uma ótima semana.

      Excluir
  16. São lindos! mas o último me encantei,bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vany! Olha, adorei teu post!
      Beijo e uma semana lindona pra ti.

      Excluir
  17. Amei seus baús. Você é muito caprichosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou, Sandra! Muito obrigada, viu?
      É muito bom conhecer gente que curti o nosso trabalho.
      Beijão o obrigada pela visita! =)

      Excluir
  18. Olá, querida
    Que bonito ficou!!!
    Como aprecio o resultado de mãos hábeis!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor!
      Foi um prazer receber sua visita. E volta sempre que quiser, pois vira e mexa eu posto belezuras para deixar todo mundo feliz! =)

      Excluir
  19. Adorei suas customizações dos baús! Ficaram lindos. Adorei foi também o aparador com as gavetas com cores diversas. Ainda não consegui ser tão colorida assim em casa. E é que amo cor!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dri.
      O Aparador é meu xodó! Já o fiz tem um tempinho... Um dia conto a história dele aqui.
      E as cores são maravilhosas mesmo... Não sei viver sem.
      Um super beijo e uma semana maravilhosa para você!

      Excluir
  20. Olá, Mari!!
    Fiquei muito feliz por ter te encontrado!!!!
    Amei o espaço e cada criação!!
    Estarei divulgando seu espaço no EUZINHA(http://janalaceiras.blogspot.com).
    Parabéns!!
    Fique com Deus e aproveito para desejar uma semana abençoada e colorida!!!
    Jana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Obrigada pelo carinho. Nossa, quanta alegria boa! =)
      Adorei!!!!

      Obrigada pelo visita e volte sempre, pois casa boa é casa cheia! =)
      Beijão grandão e um domingo de muita alegria para você! =)

      Excluir
  21. Eu precisaria de vários baús para dar um jeito na bagunça daqui de casa que não cabe nos armários.

    Vi seus São Francisquinhos e amei, aliás, eu amo, tenho 3 e sou apaixonada por eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolzinha.
      Eu também tenho essa sensação, às vezes.. Rsrsrsrs...
      Ah, eu coleciono São Franciscos, pela simbologia- amo animais! =)
      Beijão grande, flor! =)

      Excluir
  22. Marilza que coisa boa ver que não estou me transformando em uma acumuladora como as "daqueles programas".... Sempre acho alguma coisa que me leva a criar algo que só não ponho em prática por absoluta falta de oportunidade tipo problemas de saúde. Mas guardo folhas para secarem e depois serem aproveitadas, molduras que peguei o lixo de alguem que mudou e por ai vai..Mas tão logo receba o sinal verde após a cirurgia de coluna que farei vou entrar em contato com vc e se possível trocar idéias pois adorei seus trabalhos. Parabéns mesmo. Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha... Que figura! Adorei!
      Mas calma aí! Você não está virando nada!!!! =)
      Se o que você pega não fica tranqueirando a sua casa, se você transforma o que recolhe em algo bacana, criativo, não é doença!!!
      O nome para esse negócio é CRI-A-TI-VI-DA-DE!
      Estou na torcida que tudo corra bem com você!
      E depois que esse período passar, volta, que será uma delícia papear e trocar figurinhas com você.
      Beijão e muita saúde para você =)
      Mari.

      Excluir
  23. Lindos teus Baús já compartlhei no meu facebook...

    Beijinhos
    Sheila Zanella
    http://www.vidasuculenta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!
      Obrigada pelo visita e pelo carinho! =)
      Beijo!

      Excluir
  24. Minha querida adorei suas idéias, vou copiar posso...
    Depois de uma reforma em casa com suas dicas vou colocar tudo em ordem, inclusive a infinidade de albuns de fotos (tb sou a moda antiga.)
    bjs de luz e obrigada pelas idéias, se tiver mais vou adorar
    Celia Fernandes Barros - SP

    ResponderExcluir
  25. Claro, Celia!
    Segue as dicas, deixa tua casa mais lindona, pois é esse o objetivo.
    Beijo grande e muito obrigada pela visita.
    Nos vemos por aqui.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho um baú em casa bem grande! estava pensando em fazê-lo imitando couro, mas com tecido fica tão lindo...tão prático!! Amei a ideia!! bjuxxxx lindona!!!! Seu blog é mara!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      Obrigada pelo carinho!
      Manda bala no seu baú, tenho certeza que ele ficará lindo!
      Beijo.

      Excluir
  27. Lindos! Todos lindos. Tenho usado caixas de papelão forradas para organizar a bagunça. Tenho também organizadores de plástico, aqueles...sem qualquer personalidade. Se encontrar um baú vou adotar e customizar como os seus.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Marilza... não conhecia teu trabalho... cheguei aqui por acaso e fiquei simplesmente apaixonada com tudo que encontrei por aqui. Parabens e sucesso querida. Beijo, Ju!

    ResponderExcluir
  29. Marilza, que lindo o seu blog, quanto bom gosto na confecção de lindas peças personalizadas, meus parabéns....
    Dá uma espiada no meu blog http://decorecriativo.blogspot.com.br
    Tenha um ótimo final de semana.

    Bjus

    ResponderExcluir
  30. Me encanto com a beleza de suas criações, sempre inspiradoras. Tudo muito lindo, principalmente o baú da primeira foto - simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)