segunda-feira, maio 28, 2012

Customização: Tudo novo, de novo!


Sabe, há muito tempo eu uso a técnica de customizar coisas com tecido aqui em casa. E já consegui transformar móveis que estavam, aos olhos dos outros, totalmente irrecuperáveis. Comecei com peças pequenas: caixas de sapato, para ser mais especifica. Vi que dava certo, que não era uma coisa do outro mundo... E, como sou metida mesmo, eu fui diversificando. E quando digo: "diversificar", falo de tamanho, de peças cada vez maiores e maiores...  Hoje, posso te dizer que já customizei de um tudo: banco, baú, porta-carta, criado-mudo, cadeira, caixa de sapato, oratório, cesto de lixo, caneca, cachepô, porta-retrato, moldura de espelho... E o meu grande xodó: um balcão de cozinha que antes pertencia à casa do meu sogro.

Um belo dia a esposa do meu sogro me liga:
- Ei, Mari, tem um balcão velho aqui que eu vou me desfazer. Você não quer?
Ora, oferecendo banana a macaco? É claro que eu aceitei! Ainda mais sabendo que, mesmo beeeeeeeeeeem desgastada, a peça estava com a sua estrutura firme. Ou seja, o balcão velhão tinha muito potencial! =)

E foi assim que começou a história de amor entre mim e o velho balcão da cozinha do meu sogro. Bom, mas antes desse final feliz acontecer muita água rolou... Quando ele chegou em casa, eu confesso que bateu aquele medo: “E agora, o que eu faço com isso?”. Por semanas o balcão olhava para mim, eu olhava para ele, e nada... Não rolava aquela química, uma ideiazinha para me deixar feliz. Até que, passado 7 meses desde aquele telefonema, percebi que aquilo já estava virando palhaçada. E como não sou mulher disso, decidi não ignorá-lo mais. Rabisquei muitas folhas de papel e a idéia finalmente veio. 

Resultado: Misturei tecidos variados e laminado colorido, além de um pouco de marcenaria, pois inverti a posição de algumas gavetas para o balcão virar um aparador. Demorei uma semana trabalhando arduamente para concluir a peça, mas conclui! E o resultado? Olha aí:

Tirei a fórmica branca que já estava bem desgastada e descolando. Deu trabalho pra caramba. Não façam isso achando que é moleza não, viu? Depois do móvel sem fórmica, usei laminado rosa e amarelo e tecidos variados! As 4 gavetas do lado esquerdo foram trazidas para frete, os puxadores foram trocados também. 






























Muito trabalho, é pouco (como falam na minha terra). Mas valeu! Hoje, ninguém acredita que o meu aparador era aquele balcão velho, sem graça, sem vida, sem... nada!!! Que habitava a cozinha do meu sogro. 

Bem, essa história já tem uns dois anos que aconteceu e hoje eu já penso em reformá-lo novamente. Mas até que uma idéia genial surja na cachola e eu tenha tempo para executá-la, ele vai ficando assim mesmo... Muito bem, obrigada.  =)
  
Mari.



49 comentários :

  1. Quanta criatividade na cachola dessa menina!, já tinha visto ele na revista e ficava admirando sempre!
    Agora depois da história me apaixonei + ainda, é lindo, amo o colorido que vc sempre dá as tuas peças,bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vany.
      Obrigada pelo carinho. Ele realmente é uma peça muito querida por aqui. Por tudo: pelas cores, pela alegria que ele dá na casa, mas principalmente pela história toda que ele carrega.
      Beijo grande. =)

      Excluir
  2. Marilza seu aparador é lindo de + da conta...as cores que voce usou ficou ótimo!! Não mude nadica de nada nele...eu me metendo kkkk...ele esta feliz assim...kkk lindo!! lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Sil, obrigada! E pode deixar, que, por hora, ele vai ficar assim mesmo, do jeitinho que tá... Kkkkk
      Beijo.

      Excluir
  3. Uau! Ficou lindo, imagino o trabalho que deu...
    Também gosto muito de móveis revestidos com tecido, mas até hoje só fiz um banquinho... Bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rô.
      Saudade de tu mulher... Caprichosa como és, tenho certeza que teu banquinho ficou lindo! =)
      Beijo, beijo.

      Excluir
  4. Seu balcão é lindo e acho que pode deixá-lo exatamente assim ainda por uns bons anos. Está de parabéns pelo trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, vou começar a fazer votação: quem quer que o aparador seja reformado levanta a mão! kkkkkkk
      Mas, como te disse, por hora ele vai ficar assim mesmo...
      Beijo grande, Carolzinha! =)

      Excluir
  5. Mari queridaaaaaaaaaaaaaaa, ficou DIVINO!!! Só tu pra ter coragem de trabalhar com fórmica, já te disse que acho uó, né? rsrsrsrs
    Mari, tu és uma maga da reutilização, parabéns por este belo trabalho!
    Te adoro e te desejo uma semana abençoada
    Bjosssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ve, sou curiosa demais para não mexer com formica. Você sabe bem... Assim, como saberia que trabalhar com esse material dava um trabalho do cão??? Aahahahaha...
      Beijo grande minha amiga querida! =)

      Excluir
  6. Simplesmente DEMAIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido!
      Deu trabalho, mas valeu.
      Beijo!

      Excluir
  7. maravilhosoooooooooooooooooooooooooo!!!!!

    bjs Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edna!
      Um ótima semana para ti.

      Excluir
  8. Lindoooooooo!!! Ia adorar ter um assim ;D

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Erika, obrigada pelo carinho. =)
      Beijo grande!

      Excluir
  9. Muito lindo! Amei!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, queridona.
      Uma semana maravilhosa para você também.

      Excluir
  10. Muléééééé isso é CORAGEM e nao reutilização...rs.. Ficou perfeito..e o mais legal é q qdo a gente cansa ou inventa..a gente muda tudo de novo!! Com certeza virá outra ideia boa como essa!
    ta lindo!
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha... Agora eu ri. Tá bom, tá bom... pode me chamar de louca, eu deixo... Aahahahaha...
      Obrigada, Ro pelo carinho.
      Beijo, beijo.

      Excluir
  11. Noossaa!
    Ficou lindo lindo!!
    Adorei as cores!
    Arrasou!!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani!
      Um ótima semana para você.
      Beijo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Muito, mas muito bom mesmo. Ficou um show. Deve ter dado um trabalhinho e tanto, mas o resultado valeu. Parabéns. Bjs
    www.sissy-atelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida.
      Trabalho foi grande, mas valeu. =)
      Muito obrigada pela visita.
      Beijo grande! =)

      Excluir
  13. Muito legal suas idéias. Você é muito criativa. Gosto de trabalhos assim e executos alguns também. Visite meu blog e faça parte dele tbm. E se gostar, divida com seus amigos! rsrs. Obgda. Abçs Simone
    http://artesanatosbiamorenabysimone.blogspot.com.br/2012/05/reforminha-no-quarto-da-minha-filha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Simone, pela visita.
      Nos falamos por aqui.
      Beijo e uma ótima semana.

      Excluir
  14. lindo demais!! Nossa, nem sabia que dava pra comprar esse material para colocar em cima. Que cola vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monalise.
      Usei cola contato.
      É bem forte e tem que ver se não é alérgica para usar.
      Beijo grande.

      Excluir
  15. Do jeito que está, está muito bonito, Mari. Mas, e agora?
    Com o trabalho todo que deu, vc enfrenta de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliane. Como já tem um tempinho que fiz, já esqueci o trabalho que deu, o trauma passou... Rs. Mas, por hora, vou deixá-lo assim. Para mudar preciso ter uma idéia que realmente vale a pena.
      Beijo e obrigada pelo visita. =)

      Excluir
  16. Lindo, eu adorei a combinação dos tecidos. Vc é demais!

    bjos


    Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Glaucia, minha querida. Sempre esse doce todo! =)
      Beijo e uma semana linda para você! =)

      Excluir
  17. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! AMEI! BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O-BRI-GA-DA, Vera! =)
      Um ótima semana para você!
      Beijo grande!

      Excluir
  18. Mari... Mari...
    Sabe que as vezes fico até com vergonha de comentar aqui?
    Toda vez que venho eu digo Äi que lindo, ai que fofo, ai que maravilha....
    Mas como não ser repetitiva e dizer de novo...
    AI QUE LINDOOOOOOO!!!!
    Menina do céu parece que tô vendo vc fazer e o trabalhão que dá!
    Mas o resultado super compensou!
    MUito bonito mesmo!
    Parabens Mari!!!
    Amei todas as cores
    Beijooooooo Mari!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, Claudinha... E lendo o que escreveu, até parece que estou te vendo: Sempre cheia de energia e alegria!
      Obrigada pelo carinho sempre que vem aqui.
      Super beijo, Claudinha, querida! =)

      Excluir
  19. Lindooo, show, amazing, awsome tudooooooooooooooooo!!! Lindo como tu!!!

    Parabéns mais uma vez!!

    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila querida! Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      Beijo grande! =)

      Excluir
  20. Estou encantada cm esse movel,apaxonei,a composicao de cores e estampas ficou d+ ainda tem estoria.Lindo.Bjs. Beth(Fortaleza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beth. =) Pois é... Tem história e tudo.
      Mas assim que é bom, né? Afinal, casa com vida, tem sempre uma história para contar, né?
      Beijo grande.

      Excluir
  21. Nossa!!!Que Lindo!!!!
    Menina, meu computador anda muito lento.
    Fica carregando e carregando, quase não tenho visitas.
    Mais fiquei muito Feliz em te ver lá no meu cantinho.

    Beijos no seu coração e uma linda Quinta-feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  22. Amei...parabéns pelo talento e bom gosto que você tem!! Seu blog é muito bom...já estou te seguindo. Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  23. Marilza ficou muito legal! estou linkando este post na minha dica de leitura! bjaum!

    ResponderExcluir
  24. LINDO LINDO LINDO..ME APAIXONEI
    POSSO MOSTRAR NO MEU BLOG ???
    PARABÉNS A VOCÊ
    BOM FIM DE SEMANA

    BACIONE

    ResponderExcluir
  25. Nossa Mari, ficou um espetáculo de lindo.
    Bem a sua cara, coloridão.
    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Não Marilza...mudar??? Desde q ví as fotos de sua casa,olhei esse aparador com olhos de pura paixão...ainda n me arrisco em peças tão grandes,um dia quem sabe chego lá néh? , mas faço um pedido 'muda não!' é arretado de bonito, encantador, estiloso ,cheio de personalidade etc etc e tal isso tudo p/ dizer q...sou apaixonada por ele!!! xero e saudades.

    ResponderExcluir
  27. Gentemmmmmmmmmmmmmmm AMEI TUDO!!! As cores, as estampas, ARRASOU!!!
    Lindo é pouco para o seu trabalho. Parabéns, você tem muito bom gosto e com certeza nasceu para ser arteira.

    bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  28. O móvel ficou simplesmente maravilhoso Marilza, você está de parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)