domingo, junho 17, 2012

Costura: quem não tem cão caça com... Retalhos!


Comecei a “arranhar” na costura ainda menina, vendo minha mãe fazer uma coisinha ou outra para a nossa casa. Uma época em que a máquina de costura tinha aquele balanço gostoso, quase um embalo de rede... Aprendi da maneira mais difícil: na mão. E aprender a costurar me foi tão útil, principalmente quando saí da casa do meu pai para estudar fora.
É engraçado como hoje não se dá tanto valor ao trabalho manual como se dava há uns anos atrás (ontem mesmo conversei sobre isso com o Fa). Antigamente, encontrar uma costureira era o equivalente, hoje, a encontrar um vendedor de CD/DVD pirata: em toda esquina tinha uma. Todo mundo tinha uma mãe, uma tia, uma avó que costurava. Hoje, uma boa costureira tornou-se artigo de luxo, algo cada vez mais raro de se encontrar. Uma pena.
O bom de saber costurar é que: se você gostar de moda pode fazer as suas próprias roupas. Se gostar de decoração pode fazer muita coisa bacanérrima para a sua casa, e por aí vai...

Apesar de eu gostar de costurar e saber a um bom tempo, só ganhei a minha primeira máquina há uns 3 anos. Lembro que no dia que a ganhei chorei feito criança quando ganha a sua primeira bicicleta. E foi aí que eu percebi que o meu carinho pela costura era bem maior do que eu imaginava.
A minha máquina é bem básica (nem sei se quero uma mais power), por hora, estou muito bem sim, obrigada. E, como gosto de decoração, já produzi muuuuuuitos mimos para a minha casa. Na época que compramos o nosso refúgio colorido, fiz muita costura para decorá-lo. Sabe como é, casa nova a gente quer mais é mimar, embelezar, cuidar... até dizer: chega! E pensando na minha peça preferida dessa época e uma das peças que mais gostei de fazer, e gosto tanto que já tem dois anos que ela foi feita e está novíssima de tanto que zelo tenho pela bichinha, foi uma almofada que fiz para decorar o nosso quarto.
Gosto dela, pois foi feita apenas com retalhos, ou seja, trabalho manual dos bons, do jeitinho que eu gosto. Fazê-la me deu um trabalho do cão! Imagina juntar retalhinho por retalhinho? Mas, como eu queria usar “aquele” tecido em especial (pois o danado combinava direitinho com as outras almofadas que já tinha), e como eu só tinha pedaços variados dele o único jeito foi... Costurar os benditos retalhos. 
Mas, como disse, trabalho manual dos bons vale muito o sacrifício... Tô certa ou tô errada? =)






Viu os retalhos? E o bordado? Bom, isso é assunto para outro post!



  Mari.

21 comentários :

  1. Mari querida, que linda almofada! Tu é pau pra toda obra mesmo, gata!
    Beijosssssssssssss com saudades
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahaha... Só tu mesmo...
      Beijo queridona! Saudade mil!

      Excluir
  2. Anônimo17/6/12

    Valquiria
    Ola Marilza, hoje descobri seu blog e fiquei surpresa com tanta alegria, simplicidade, beleza, amizade, enfim adorei seu blog e fui seguindo, lendo os textos e vendo as fotos e surpresa, me lembrei da sua casa na revista Minha Casa, afinal já tinha ficado sua fã. Com certeza vc é uma pessoa muito linda, especial. Agora estarei na lista de seguidores, ainda não tenho blog, mas como amo artesanato, decoração, enfim tudo que é bonito, e agora que estou aposentada, estou me dedicando aos meus sonhos, seguindo blogueiras maravilhosas como voce e aprendendo muito, quem sabe terei o meu blog. Sou de São Paulo/SP/ Bairro da Penha.
    Parabens por seus trabalhos, sucesso e um beijo.
    Valquiria Cunha A. Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria, que recado mais delicioso.
      Sabe, é nessa horas que penso: ter feito esse blog foi uma das melhores coisas que eu fiz esse ano! E é verdade. Muito obrigada pelo carinho e volte sempre, com blog, sem blog... Será sempre muito bom te receber aqui.

      Excluir
  3. Muito lindo e romantico, parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilza, meu sonho de consumo no momento é aprender a costurar, estou me aventurando com pequenas costuras a mão, mas ainda nada tão perfeito.
    é tão bom ver as blogueiras nos estimulando, agora sempre faço uma arte toda semana, se não me sinto vazia sabe, aprender a costurar de verdade esta entre minhas prioridades, talvez este ano ainda não consiga, por conta da bebe mas o ano que vem saio em busca de um curso rápido.

    bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo, Gélia. Comecei também na mão, e fui "evoluíndo"... Rsrsrsrs. Torço que consigas teu objetivo e que nos mostre suas artes também na costura.
      Um beijo grande.

      Excluir
  5. Oi Marilza, sua casa é um ENCANTO é LINDA, gosto muuuuito do seu blog, da sua criatividade e simplicidade parabens!!Eu tambem me arrisco na costura,e é bom demais...é muito prazeroso fazer um objeto de decor pra sua própria casa...é bom demais...Bjinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silene, querida. Obrigada pelo carinho.
      Suas reciclagem também são um encanto.
      Um beijo grande.

      Excluir
  6. Liiiiinda, eu também to numa vibe de almofadinhas, como estou indo visitar a filhona, fiz 3 como se fosse teclado com aplicações ( Ctrl, Del, Alt) fiz
    2 de retalhos, com rendinhas e uma de coruja vou postar se der tempo viajo nese final de semana. Bom quero dizer q a sua tá a coisa mais liiiinda e o bordado hein, bem que eu queria, vou pespontando rs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, que saudade de você mulher! Boa viagem! E olha, quero ver suas almofadas, sim! Caprichosa como és tenho certeza que ficaram lindas!
      Beijo.

      Excluir
  7. Amei essa almofada. Está de parabéns, Mari.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Mari querida! Que post mais lindo!! Amooo aproveitar um retalhinho e vc arrasou nesta almofada, que por sinal esta com um bordado lindooooo!! parabéns menina! Amei conhecer tua historia com as costurices! Beijocas
    Andreza Boal

    ResponderExcluir
  9. Marilza, vc em vez de escrever no blog responde, nosso comentário, por aqui? E alguém volta aqui para ler isso? Penso que não. Eu por ex, não vou voltar. Venho sim para ler seus textos.
    Fazer assim é como se eu escrevesse uma carta e fosse na casa da endereçada buscar resposta. Não, não volto para isso.
    Vou sim, ler seu blog pq quero aprender. Mas, comentar, nem sei se vou faze-lo.
    Não fique com raiva de mim, viu?

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari...eu estou simplesmente apaixonada por este blog !!! É tudo que eu amo....cor+cor+cor !!! Parabéns viu !!! E acho que eu não saio mais daqui não !!! rs
    Beijim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Márcia! Não sai mesmo que quero bater muito papo com você! Beijos e obrigada pelo carinho! =)

      Excluir
  11. ótimo post, adorei .. beijoss .. sempre que der vou vir visitar !

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)