sexta-feira, outubro 11, 2013

Belém e seus encantos: uma tela para colorir o primeiro "lar doce lar"!

Sim, Belém é a cidade que eu escolhi para viver. Depois de eu rodar o mundo, um certo moço de olhos castanhos me fez ver que aqui poderia ser sim, um lugar bacana para viver. Eu comprei a ideia e, juntos, fizemos dessa cidade a nossa morada.
Belém é uma cidade como costumo dizer... peculiar. Não é a cidade do amor à primeira vista como: Rio, São Paulo ou a minha querida Paris. É preciso ter calma, chegar de mansinho. Tem que se permitir. Abrir o coração. Prestar atenção nos detalhes. Se entregar aos cheiros e aos sabores.
É amor à segunda vista. Que vem lentamente... mas vem!
Depois de 6 anos por aqui (nossa já!), hoje a cidade me inspira. E, dessa inspiração, surgiram as minhas telas em homenagem à cidade.

A primeira que eu pintei (há 4 anos atrás) foi uma tela que de certa forma agradecia Belém por tudo o que ela tinha me trazido de bom: um amor ao lado de uma pessoa gente fina, elegante e sincera (ops, isso não é uma música do Lulu???), um "lar doce lar" de verdade, a Nina e a Amelie (minhas filhotas de 4 patas que enchem minha vida de amor e alegria) e meus poucos, mas queridíssimos amigos, que eu fui encontrando por aqui. 

Quando finalizei a tela, lembro que fiz questão de colocá-la em destaque na sala de estar do refúgio colorido. Lembram? 

Foto: Antonio Carlos/ Revista Minha Casa, dezembro 2011.



Depois dela outras surgiram. E, a última tela que eu fiz (mês passado) nasceu do desejo de uma cliente muito doce, que um dia me mandou um e-mail dizendo: "...queria uma tela sua, bem colorida, como a da sua sala de estar, para alegrar meu lar."

O desejo dela e do marido:

Retratar a cidade de Belém;
Cores que eles desejariam ver na tela: amarelo, vermelho azul.

O resto? Bem, o resto é com a mamãe aqui! Pera lá, que já te mostro! =)

Foram dias no 3° turno, debruçada entre lápis, papéis, tintas, pincéis e uma tela... grandona. E, depois de algumas semanas... eis que ela surgi ensolarando o meu ateliê (difícil é desapegar!):






  












No dia da entrega, eu tive o prazer de conhecer os donos da tela, pessoalmente. E a recepção não poderia ter sido melhor! Um abraço de "finalmente nos conhecemos!". Muitas risadas e um desejo sincero de que a tela alegre o lar do jovem casal, que começa uma vida cheia de sonhos lindos a serem realizados! =)

Bom, e como a cidade está num clima diferente esse mês, desejo a todos que passarem por aqui: um Feliz Círio! (o equivalente ao Feliz Natal nas outras cidades!). 
Não te disse que a cidade é peculiar?

Volto depois do feriadão e das festas do Círio. 
Prometo! =)
Mari. 

28 comentários :

  1. Eu sou apaixonada por tua arte, pelo teu colorido diferenciado.Tuas telas são lindas!
    Um dia deixarei minha casa mais colorida e quem irá colorie um pedacinho, será tua arte bjo saudade de passear por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vany, pelo carinho com o meu trabalho, sempre.
      Também estava com saudades...
      Bjs

      Excluir
  2. imagino como tenha sido dificil desapegar mesmo...ficou bellissima!!
    Amei demaisss as cores...os traços..
    Parabenssss..quanto talento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, e como... Mas é preciso, né?
      Beijos e uma ótima semana.

      Excluir
  3. Lindo!!
    Não me canso de admirar seu trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nárriman.
      Beijo grande pelo carinho, sempre! =)

      Excluir
  4. Amo seu trabalho e suas telas são maravilhosas.Beijos.Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth, querida!
      Obrigada pelas palavras.
      Beijos e uma semana linda para você!

      Excluir
  5. Mari,
    Amei suas telas, amei sua sala colorida.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada e obrigada, Jack!
      Um beijos grande para você!

      Excluir
  6. Parabéns belíssimo trabalho, linda como as outras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, aí, mamãe! Obrigada por passar aqui sempre, Silene!
      Beijos, querida! =)

      Excluir
  7. Ai Ma quem não sonha com uma das sus telas na sala, é meu projeto assim que comprar o meu apê, é pq vim também pra uma cidade megalinda e aconchegante, além de calma João Pessoa - Pb, após um concurso pra prof, e resolvi ficar estou procurando um pê, quero um palhacito desse liiiindo e uma tela sua,será chegada a hora, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vida nova, tudo novo! É uma delícia esse recomeço, sempre! E João Pessoa, hein, moça? Amo!
      Estou aqui, na hora certa, é só falar!
      Beijos e boa sorte na nova vida! =)

      Excluir
  8. OI Marilza, esse comentario acima é meu, entrei em conta errada, rs, bjusssssssss

    ResponderExcluir
  9. Belém minha cidade amada. Estou longe dela a 11 anos... Agora moro em Curitiba! Vc faz lindas pinturas retratando o Círio, o nosso natal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nair! É algo que aprendi a amar!
      Feliz Círio para ti!
      Beijos!

      Excluir
  10. Lindíssima a tela!!! Colorida e alegre! Beijoquinha e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rê!
      Ótima semana para ti! =)

      Excluir
  11. Anônimo24/10/13

    Olá passeando pela web achei teu blog, achei muito linda a tua pintura.
    convido para uma visita acasamadeira.blogspot.com.
    abçs

    ResponderExcluir
  12. Linda !!! Bem brasileira ! Colorida e alegre ! Parabéns, belo trabalho !

    ResponderExcluir
  13. Amei. Linda demais! Parabéns. Como faço para encomendar uma tela?

    ResponderExcluir
  14. Amei esse ambiente - o vi também lá no blog da Aline. Tudo por aqui é lindo, demaaaaaais! Parabéns!
    Abs. Marion, do blog Criações em família & cia. - Facebook: aqui

    ResponderExcluir
  15. Ops, confundi, vi lá no blog Arrumadíssimo!!!! :)

    ResponderExcluir
  16. Que coisa mais linda! Amo os trabalhos de Romero Britto, e os seus quadros se assemelham aos deles. Cores vivas, que penetram a alma. Apaixonada <3.
    http://tudoemmimediferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei o tapete! Onde comprou?

    ResponderExcluir
  18. Realmente, Belém é uma cidade peculiar. Quando falo pra gringalhada um pouco desse lugar eles acham que estou exagerando. Alguns me perguntam... mas como a polícia monta um búfalo? Boto cor de rosa.... tà louca? Hahahaha!
    Não posso mais esperar pela minha telinha. Anciosa? Só um pouquinho, rs!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)