sábado, abril 25, 2015

Faça você mesmo: um enfeite super descolado para quarto do seu filhote.

Quando fiquei grávida do Antônio, eu resolvi que muitos dos mimos que teriam no quarto dele seriam feitos por mim. Entre as peças feitas e, uma delas eu até já publiquei aqui, está o enfeite que fiz para a porta. Quando eu postei as fotos do cantinho dele, lembra? Uma turminha muito da boa, que sempre me acompanha por aqui, me pediu para ensinar. E foi aí que eu comecei a pensar no post, mas logo em seguida o meu pimpolho nasceu e o meu tempo que já era bem pouco ficou ainda mais curto. É tanta coisa pra fazer nesse começo de vida de mãe (você, mãe experiente, já sabe dessa ladainha toda, né?), que eu pensei até que não conseguiria mais voltar a publicar aqui (até chorei, tá!). Mas calma, gente! Foi só um pensamento, muito do seu besta! Só acho! Respirei fundo, muuuuuuuito fundo e aqui estou: Morta com fa-ro-fa! É verdade, mas vim te ensinar tudinho! Só espero que eu não tenha demorado tanto que a vontade de aprender tenha passado, minha gente. Não façam isso com a mamãe aqui! Pelo amor! Sejam bonzinhos, pois vim também pra matar a saudade! Então, me dá atenção que estou “mó” carente, tá? 
Mas, como tempo é dinheiro (será?), vamos deixar de blá, blá, blá, que não tive todo essa trabalheira de fazer um post todo mastigadinho entre uma mamada e outra pra ficar agora de mi, mi, mi com vocês.
Ah! Já aviso que a tarefa é simples. Projetinho básico! Pra você ver, a ideia me veio em uma tarde e no dia seguinte já estava prontinha.
Então, bora lá?
O nível do projeto eu classifico de fácil. O tempo de execução é de 2 a 3 horas. O custo é baixo. Quer mais o quê? =)

Para ele você vai precisar:

1-papel panamá, 2- massa PVA, 3-lixa n° 220, 4-papel de scrapbook, 5- um metro de arame, 6- fitilhos variados, 7- tinta acrílica, 8- base acrílica para artesanato, 9- cola de silicone para artesanato, 10- alicate e tesoura, 11- pregador de roupa coloridos e 12- moldes das letras do nome escolhido.
O passo a passo:


1- Use um molde com as letras do nome ou faça as letras diretamente no pedaço de papel panamá. Tenha cuidado de deixar um espaço entre as letras para fazer o recorte depois;
2- Com a ajuda de uma tesoura recorte todas as letras;
3- Use um pincel para passar a massa PVA nas letras. Duas demãos são suficientes. Isso deixará as letras com acabamento bem profissional =).
4- Depois de massa seca, lixe cada uma delicadamente.
5 e 6- Passe a base acrílica para artesanato (eu uso da Acrilex) e pinte as letras nas cores desejadas. No projeto do Antônio, eu usei dois tons de azul (o Azul Hortência da Acrilex e o Azul Celeste da Decorfix) e também papel de scrapbook (escolha uma estampa de papel que combine com as cores escolhidas para o seu projeto). Como explicado nas fotos 7 e 8.  


9 e 10- Dobre o arame ao meio e torça as duas pontas como se tivesse fazendo o movimento de cacho no cabelo, sabe? E, com a ajuda de um alicate, faça uma pequena dobra em L em cada extremidade do arame.
11 e 12- Use uma gotinha de cola de silicone (uso uma da Merletto) para prender a ponta da fita. Deixe secar uma pouco e, com cuidado, enrole a fita em toda a extensão do arame. Quando chegar à outra extremidade prenda a fita com a cola de silicone exatamente como fez no início do processo e espere secar bem.
13 e 14- Corte um outro pedaço de fitilho para fazer a alça. Para prender basta fazer um nó em cada lado. Para finalizar o acabamento recorte dois pedaços de fitilhos, aqueles com poás nas pontinhas, sabem? E faça uma amarração simples em cada lado.
15- A estrutura que receberá as letras deve ficar assim! =)
16- Recorte pedaços de 8 cm de fitilho e cole com cola de silicone. Cole uma ponta do fitilho nas letras e a outra ponta no pregador. O resultado deve ser como na imagem 17.
18- Depois de seca basta prender os pregadores na estrutura de arame.

O resultado final é essa fofura aí, ó!



Então, se animou? Fácil, né? Agora é com você! Só não vale dizer que não fez porque eu não te ensinei. =) 
Um beijo,
Mari.

4 comentários :

  1. Nossa, ficou muito lindo! Colorido e delicado ao mesmo tempo, um amor! Parabéns e obrigada por partilhar! Beijoca
    Rê Furlan - A vida no sítio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rê! Eu também, adorei fazer e deixar o cantinho do Antônio mais personalizado. Um beijo. =)

      Excluir
  2. Muito lindo ! As peças do enfeite são super delicadas pois vc fez com muito capricho ! Adorei !

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o trabalho, Marilza! Fiz o nome da minha filha em madeira, pintei com a cor favorita do paizinho dela, e coloquei no teto.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)