segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Decoração: projeto da cama do quarto do Antônio.



Quem diria que a caminha que fiz para o quartinho do Antônio renderia uma postagem só dela. Mas, depois que publiquei algumas fotos do projeto no instagram, comecei a receber um monte de mensagens e e-mails com perguntas de como fiz. Então, achei mais prático dividir os detalhes por aqui e ajudar todas as mamães que me pediram, carinhosamente, um "help!" de uma vez, já que as perguntas eram semelhantes. =)














Bom, como já tinha falado aqui, resolvemos fazer uma cama para o Antônio e aposentar o berço de vez, quando ele tinha uns 5 meses (ele está com 15 meses) e, desde então, só temos coisas boas pra contar sobre essa mudança. De verdade. Uma pegunta muito frequente que recebo é: "Por quê mandou fazer e não comprou uma já pronta? Não era mais fácil?". 

Não para a nossa realidade. Lembro que na época, pensei sim, em algumas opções de camas já prontas. Mas tive um motivo maior que não me fez ir com ideia adiante: a cama do Antônio precisava ser maior que os modelos prontos, pois percebemos que ele pedia mais espaço para dormir. A gente notou que sempre que ele dormia, se virava, tentava ficar em posições variadas e o espaço no berço não permitia. Então, ele acordava irritado, chorando, e assim ficava até a gente conseguir acalmá-lo. Era horrível! Como explicar pra uma bebê que naquela posição não seria possível ele dormir, pois não tinha espaço? Resultado: o berço dele, em pouco tempo, se tornou o grande problema na vida do Antônio e na nossa também.

Foi um período muito insano de privação de sono, tanto dele quanto nossa. Até que eu tive a ideia de comprar mais um colchão de berço, juntá-los e fazer um teste. Deixamos ele dormindo por uma semana, só durante as sonecas da manhã e da tarde. O resultado foi tão positivo, ele dormiu tão bem, acordava tão feliz, que no final da semana fiz o projeto e encomendei logo para meu marceneiro. Me recusei a esperar mais um dia.

Bom, o projeto da cama dele não tem mistério, é super simples, mas é funcional: ela é feita em MDF branco, de 15 mm de espessura, com dois colchões de berço, nas mesmas medidas (isso é importante para não ter desnível), juntos. Podia ter sido um colchão sob medida também, eu que não tinha cabeça pra ir atrás de um na época. 

A cama foi projetada conforme as medidas dos colchões do berço que ele tem: 







Para essas medidas a cama ficou com as seguintes dimensões:









No projeto, pensei para a parte da frente, um rebaixo (6 cm) e também bordas boleadas, para evitar acidentes. Já as laterais e o fundo ficaram mais altos (17 cm), para prender bem os colchões e evitar que eles escapassem, já que a cama fica posicionada no meio do quarto. =)






O fundo da cama tem um chapa fina de MDF branco para evitar que os colchões fiquem diretamente sobre o chão. Pedi que essa chapa fosse laminada dos dois lados, para impedir formação de mofo ou bolor (devido à umidade de Belém) e para facilitar a limpeza, também. No futuro a ideia é encomendar um colchão sob medida e aposentar os de berço. Mas por hora, estamos muito bem assim. E o melhor: o Antônio está feliz! E isso é o que importa. 




A cama deu a ele não só qualidade de sono, mas também autonomia! Agora ele entra e sai da cama sozinho, já entende que pode deitar lá quando tem sono ou vontade de brincar, sem nos pedir ajuda para entrar ou sair.


E, pelo tamanho dela, sempre que ele me chama à noite eu ainda consigo deitar ao lado dele, amamentar e ficar lá até ele adormecer, novamente. Ela não é tão grande gente, mas funciona nesses momentos pra gente, sim. <3

O que posso afirmar é que a nossa experiência com a cama, foi a mais positiva possível. Tanto, que quando vier o próximo filho a ideia é já deixá-lo na caminha desde cedo, também. Mas é a nossa vivência, meu povo. Não quero aqui ditar regras, nem impor nada. A intenção é só ajudar quem me pediu ajuda. =) 

Bom, é isso. Se ainda restar alguma dúvida sobre o projeto de marcenaria, deixa um comentário aqui que eu PRO-ME-TO não demorar pra responder. Prometo!  

Até mais,
Mari.  

26 comentários :

  1. Maravilhosa, o quarto todo é lindo, adoro cores também. Grande beijo pra esse mimoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,obrigada Isabel. Estava com saudade das suas visitas por aqui. Um beijos meu e do mimoso pra você.

      Excluir
  2. Seu projeto é lindo!!! já tinha amado da outra vez!!! eu faria algo assim na minha varanda, sinceramente, é tão aconchegante!!! adoro caminhas e futons ao chão!!!! pena eu não poder ficar agachando, mas eu amo. Já tinha gostado quando você mostrou da primeira vez, agora com projetinho mastigado, gostei mais ainda. E é isso aí, vc tem que sentir a necessidade do seu filhote, se ele e vcs estão confortáveis e felizes assim, é assim que deve ser!!! parabéns!!! bjocass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Que legal que gostou. E sim, essa ideia dá pra adaptar para outros cômodos da casa, também. Vale da criatividade de cada um.
      E sobre estar atento as nossas necessidades, é mais do que importante para uma maternagem feliz! Aqui seguimos nesse ritmo e tem sido só amor e alegria.
      Um beijo pra você também.

      Excluir
  3. Oi Maria! ! Amei a idéia da cama do Antônio! ! Vou fazer aqui em casa! Gostaria de saber sobre O EVA que tem no quarto dele. Onde eu encontro neste tamanho? Beijos e obrigada! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia. Tudo bom? Fico feliz que a ideia da cama do Antônio esteja inspirando tantas mamães. Espero que por ai ela seja só sucesso, também. Olha, o EVA é 50 cm x 50 cm. E você encontra em lojas que vendem artigos de tapeçaria e artesanato. Se você for de Belém te indico a Decoplast. Foi lá que encontramos esse modelo. Ele mais discreto, o que me deixou feliz, já que o quarto já tem muita cor. Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi mari! Tô devorando o seu blog! Comecei ontem lendo e já quase pra terminar de ler todos os posts, que é uma pena, rs! Isso aqui é melhor que novela das oito,rs!
    O meu bb, Tinus, tá fazendo hoje 7 meses, o moleuq não senta ainda mas arranjou um jeitinho pra ficar em pé, pode? O pior que ele é muito pequeno pra isso, e acaba se machucando. Tava pensando em colocar de canto o berço dele, e fazer o quartinho assim como do seu bb. Amei a idéia da caminha! Vou colocar esse projeto em prática aqui em casa. Depois conto como ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia de comentário genteeeee!!!!! Fico muito,muito feliz pelo carinho. E olha, a cama é uma ótima escolha para nossos pequenos. Mas como toda mudança, talvez precise de uma adaptação: sua e dele, já que não estão acostumados. Aqui deu certo. Espero que por aí também. A autonomia que eles ganham é impressionante.😃
      Depois me mostra a cama, sim. Vou amar ver. Bjs.

      Excluir
  5. Mari, olha a intimidade rs... Acabei de chegar por aqui! Estou grávida de 5 meses e sempre quis fazer caminha no chão/quarto Montessoriano p nosso bebê, mas estava indecisa ainda se já colocava a idéia em prática desde já, mas seu relato tirou todas as minhas dúvidas... Muito obrigada, por compartilhar esse projeto tão lindo e esse relato incrível e esclarecedor! Decidi agora... Vou usar o Moisés de uma amiga, nos primeiros meses que nosso Arthur estiver conosco no quarto e depois irá para sua caminha! ah e esse mosqueteiro/dossel vc fez eu comprou? Desculpa se já tem a resposta por aqui, não passei ainda por todo o blog. 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luziland. Poxa, que bacana saber que alguma forma eu pude te ajudar. Grávida de 5 meses? Que delícia! Sobre o acortinado eu comprei pronto. Ele é fixo na parede. Beijo e que seu parto seja tranquilo e que seu bebê chegue ao mundo cheio de amor e saúde. <3

      Excluir
    2. Muito obrigada Mari! Vi que na minha cidade não encontro nada parecido pronto... A loja onde você encontrou vende online? Foi em loja de bebê mesmo? Vou p SP próxima semana, conforme for vou tentar encontrar lá ou trazer o material se eu conseguir alguém para confeccionar. Bjs

      Excluir
    3. Oi, Luziland. Não, a loja que comprei é física e se chama Vip Baby. Mas em SP com toda certeza você encontrará e por um preço bem mais justo. Você procura em lojas de artigos para bebê. Bjs.

      Excluir
  6. Anônimo6/3/16

    Oi Marilza! Sou sua fã. Te acompanho desde que a sua casa saiu pela primeira vez na revista Minha Casa. Sou apaixonada pelo seu trabalho e sua criatividade. Sou professora de educação infantil. Foi tão bom ler esse post. Se todos os pais pensassem com esse carinho e preocupação com seus filhos, o mundo realmente seria muito diferente. O Antonio está cada dia mais lindo! Parabéns e um grande bjo Andréa Codogno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, gente! É pra eu chorar? Que comentário mais lindo, gente! Eu que agradeço esse carinho todo. Professora de educação infantil? Que profissão abençoada! Parabéns Andréa!

      Excluir
  7. Anônimo7/3/16

    Olá Marilza, muito linda esta caminha!! Vou fazer para minha filha! :)
    Gostaria de te pedir pra descrever o voal que usou para esta "cortina" atras da cama, voce fez ou comprou? Como prendeu no teto e como prendeu o mobile?

    Obrigada!

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana. Tudo bom?
      O acortinado + dossel que completa a cama é fixo na parede. Já comprei pronto e veio em tecido voal branco + o gancho para fixação. Na época não tinha mais energia para fazer, então escolhi comprar, mesmo. O móbile fica preso no gancho do acortinado.

      Excluir
    2. Mari, muito legal e ja mandei fazer pra minha filha uma cama igual1 :)
      SObre o acortinado + dossel, voce comprou onde? em algum ecommerce?
      Outra duvida, voce achou lençol para esta medida de caminha?

      Obrigada!!

      Excluir
    3. Oi,Juliana.Tudo bom?
      O dossel eu comprei pronto. Não comprei on-line. Mas acredito que você encontre, sim. O lençol eu fiz alguns sob medida e uso também de solteiro. Bjs =)

      Excluir
  8. Muito legal a ideia que pegamos emprestado!! Rs. Soh tenho uma duvida. Em relacao a lencol. Vc fez sob medida ou usou de casal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago. Tudo bom? Bom, o lençol fiz uns sob medida, e uso também de solteiro.

      Excluir
  9. Mto legal e q quarto lindo!!! Parabéns! Só uma dúvida: como são 2 colchões não fica uma divisória entre eles, que pode incomodar? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui não tive problema. A cama foi projetada para os colchões ficarem bem juntos. E, como eles tem uma boa qualidade, não deformam fácil, não tem desnível entre eles, nada. Para o Antônio funciona suuuuuper bem. =)

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Lindaaa caminha apaixonada, parabéns...

    ResponderExcluir
  12. Lindaaa caminha, apaixonada parabéns...

    ResponderExcluir
  13. Lindaaa caminha apaixonada, parabéns...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a minha casa mais colorida! =)